sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nilton Rosa Campeão - Torneio Idependência - JTC


O enxadrista Nílton Rosa de Oliveira Júnior (  6 pontos) , vence o tradicional torneio Idependência do JTC, seguido de Daniel Rangel  (5.5 pontos ) e Eduardo Arruda ( 5 pontos).

Bem como prometido vamos a Daniel Rodrigo X Eduardo Arruda,


sai de casa cedo e peguei um baita engarrafamento e deu pra pensar no que iria responder caso meu adversário jogasse 1.d4 iria com 1...Cf6 e tentaria jogar um esquema de Índia da dama, bem caso ele joga-se 1 e4 que seria mais provável em razão de seu jogo agressivo eu estava na duvida se jogaria 1..e5 ou minha tradicional Najdorf, sabia que caso escolhe-se a segunda opção enfrentaria alguma preparação e como só tinha visto uma partida de Daniel a qual jogou 1 e4 e responderam 1. e5 caso ele não entra-se em minha preparação eu precisaria de tempo para achar lances, o engarrafamento nada de acabar então decidi perder minha preparação e jogar contra 1 e4 1...c5, cheguei com 30 minutos de atraso e meu adversário tb logo tivemos o tempo dividido.


Bem sem surpresa ele jogou 1 e4 e automático joguei 1 ...c5 ai lembrei que na nossa ultima partida eu joguei de brancas 1.e4 e ele jogou uma Najdorf que acabei perdendo, continuamos e até o lance 9 ele gastara 2 minutos e eu 3 minutos , ele jogou 10 0-0-0 eu b5 e esperava 11. The1 que tenho a ilusão que conheço bem ou 11 g2 g4, f5, a2 a3 ou Bxf6 lances que já enfrentei e tinha em minha cabeça o que jogar ai veio a surpresa ele me joga 11 e5, logo achei ser uma capivarada pois nas minhas idéias para jogar e5 o bispo devia estar em e2 e não em d3, gastei uns 3 minutos e joguei 11..Bb7 , Daniel pensa uns 14 minutos e joga 12 Dh3 eu analisei em seu tempo 12 exd6 e tentava ver as diferenças do Bispo em d3 para e2 e na posição final achei que ficaria com ligeira vantagem, com a seguinte linha 12 exd6 Bxf3, 13 dxc7 Bxd1, 14 Txd1 Tc8 15 a4 bxa4 16 f5 Cc5 ( ver diagrama 1)


 e negras tem qualidade a mais sem sérios problemas pelo menos na minha cabeça durante a partida . e no caso de 16 Bxa6 Txc7 tb parece tranqüilo.

12 Dh3 me surpreendeu pois tinha pensado em Dg3 que responderia com dxe5, meu primeiro impulso foi jogar dxe5 ai lembrei de meu mestre GM Andrês que sempre fala que xadrez não é pra se jogar com impulso, dei uma viajada e pensei em varias coisas entre elas que aquilo devia ser uma preparação e eu deveria tentar refutá-la principalmente pois teria que explicar tudo no meu blog e se perde-se de novo ia começar a virar freguês, bem fui para o básico lances candidatos e tentar avaliar a posição como se fosse um problema trazido pelo mestre, veio os candidatos,dxe5 que me pareceu bom e os outros eram descartados rapidamente pois davam grande vantagem as brancas, pensei por 14 minutos joguei 12 ...dxe5 e pensei jogo essa linha a mais de 30 anos e nunca vi uma partida de GM com esse lance logo deve ser uma capivarada e se não entregar nada provavelmente estou ganho pois terei ao menos peão a mais sem as complicações que o Bispo em e2 trazem.

eu esperava 12 fxe5 e levei 12 Cxe6 que eu tinha analisado e achava que não podia ser jogado, bem como ou tomo o cavalo ou estou perdido analisei dois minutos e o capturei.

a partida foi seguindo e no lance 15 ele jogou Db3 ( ver diagrama 2)



ai resolvi parar e analisar mais uns 15 minutos e fiquei entre três candidatos 15... Cc5 , 15... Tc8 e 15 e4 nas minhas analises todos negras teriam vantagem decisiva e joguei e4 ?? pois forçaria o Bispo a ir para e2 e eu poderia jogar Cc5 ou 0-0-0 e não teria mais problemas e ainda ficaria com um forte peão passado central em e4 e Daniel não teria como abrir mais a coluna e. Bem o lance correto era mesmo 15 Cc5 com vantagem decisiva das negras como eu realmente tinha avaliado,ou 15 Tc8 tb com vantagem decisiva mais não tão contundente como Cc5, a partida seguiu como eu imaginava mais ele deixou passar um lance obvio 16 Bxe4!! Cxe4 17 Cxe4 (Ver diagrama 3 )



e a partida ficaria equilibrada, pois teria que jogar 17..Cf6 ou 17 Dc4. e iria sofrer bastante, pois não poderia jogar 17...Dxe4 pois 18 The1 da vantagem decisiva para as brancas( ver diagrama 4)




 acabei de jogar 15 .. e4 e percebi a besteira e me veio que 17... Dxe4 perdia,  ele pensou apenas dois minutos e jogou Be2 ai  respirei fundo dei um sorriso e joguei18 ... 0-0-0  (18 ... Cc5 também era muito forte) e negras não cometeram mais nenhum erro e consolidaram a vantagem material.

Ver partida abaixo.


Nenhum comentário: