quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Caissa esta de luto -Hilwan Catanhede agora joga no ceu


Faleceu hoje o amigo e grande enxadrista Hilwan Cantanhede.
Enxadrista glorioso, vigoroso e potencialmente perigoso no ataque.
Jogou grandes partidas e conseguiu vários títulos, de perto alem de duelar no tabuleiro com ele varias vezes em torneios, o vi levar a Equipe da AXAMA no Intercubes classe B de 1994 ao titulo, resultado esse que garantiu a AXAMA o titulo de Campeão Geral do Interclubes 1994 .
Catanhede jogava 1. e4 e respondia 1...c5 quase sempre com f4, buscava sempre a vitoria e era um enxadrista criativo e muito perigoso.
Nunca tive noticias de que ele tivesse sequer discutido com alguém, e sempre que podia ajudava ao xadrez, na epoca que fui presidente ele filiou a AAFBB de xerem, e lá fizemos importantes provas com apoio total do clube que constantemente fornecia hospedagem e alimentação para os participantes de torneios oficiais realizados em Xerem com custo zero para a FEXERJ e atletas.

Hilwan Algusto W. Catanhede nasceu no dia 26 de março de 2022, se formou em medicina e era um apaixonado por xadrez, em 1974 ainda na Federação Metropolitana de Xadrez, tinha um rating de 2069, rating que hoje em dia sem exagero corresponderia a um jogador de mais de 2300 de rating FIDE, em 2000 Catanhede, já com 78 anos conseguiu seu primeiro rating FIDE os incríveis 2081, eu não tenho os títulos que deve ter conseguido na época da Federação Metropolitana, mais nos campeonatos de Veterano que jogou na FEXERJ teve 5 vice campeonatos em 1985, 1991, 1994, 1998, 1999, alem de sua fabulosa campanha invicta no Interclubes Classe B de 1994.
Ele foi medico de meu avô e sempre o admirei muito, pois apesar de brilhante sempre foi uma pessoa muito simples e simpática, fazendo amigos por onde passava.
Sentirei muitas saudades do amigo.

A partida abaixo com 80 lances demostra bem o espirito de luta que tinha frente ao tabuleiro.



Abaixo, informações retiradas da Pagina do Jornalista Waldemar Costa:
Aos 88 anos de idade, faleceu no dia 18/8/2010 o grande enxadrista brasileiro Hilwan Augusto Wanderley Cantanhede, que foi federado pelo Jacarepaguá Tênis Clube na década de 1980 e início de década de 1990. Ao falecer, Hilwan Cantanhede era federado pelo Clube Municipal. Cantanhede nasceu em Mossoró (RN) em 26/3/1922. Veio morar em Niterói e, depois, no Rio de Janeiro no início da década de 1940. Formou-se em Medicina e tornou-se amigo de outro médico famoso do xadrez brasileiro: Dr. João de Souza Mendes, que foi sete vezes campeão brasileiro. Cantanhede e Souza Mendes trabalharam juntos em hospitais de Jacarepaguá. Em 1967, Cantanhede foi campeão do Interclubes-RJ pelo Montanha Clube. Ainda pelo Interclubes (Classe B) foi campeão em 1994 pela AXAMA. Em 15/1/1968, foi eleito presidente da Federação Metropolitana de Xadrez (entidade controladora do xadrez da cidade do Rio de Janeiro, que foi substituída pela FEXERJ em virtude da fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro). A eleição foi realizada no Tijuca Tênis Clube. Cantanhede derrotou o outro candidato General Pianchão de Carvalho por oito votos a cinco e dirigiu a FMX até 1970. Títulos no Jacarepaguá Tênis Clube - Hilwan Cantanhede conquistou quatro títulos em torneios internos do Jacarepaguá Tênis Clube: bicampeão do Torneio Independência 1990/1991 e campeão do Torneio de Natal em 1987 e 1990."


"

Um comentário:

amasca disse...

Oi Arruda,

lamento a enorme perda. Pessoas como ele, sempre atenciosas e buscando o melhor fazem sempre muita falta. Lembro-me dele sempre apoiando e participando de eventos no TTC.

Um abraco,
Mascarenhas