sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O EX Campeão Mundial Garry Kasparov é preso ,

Ex-campeão mundial de xadrez foi detido em frente ao tribunal.



O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi preso durante julgamento da banda Pussy Riot (Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters)

A polícia russa prendeu nesta sexta-feira (17) o enxadrista e líder da oposição Garry Kasparov por apoio à banda Pussy Riot durante o julgamento das três integrantes do grupo.
Outras 23 pessoas também foram presas, entre elas o oposicionaista Sergei Udaltsov, segundo testemunhas.
As três integrantes da banda de punk foram sentenciadas a dois anos de prisão cada por "vandalismo" motivado por ódio religioso em Moscou na Rússia.
As três foram presas, processadas e agora declaradas culpadas porque cantaram uma "oração punk" no altar da catedral de Cristo Salvador em fevereiro, pedindo para que a Virgem Maria "livrasse" a Rússia de Vladimir Putin, o então primeiro-ministro e hoje presidente. Pena deverá ser cumprida na prisão.
Kasparov, ex-campeão do mundo de xadrez, é comprometido há anos com a oposição liberal russa. Em fevereiro, liderou um protesto com o líder de extrema-esquerda Sergei Udaltsov e o advogado Alexei Navalny, um líder nacionalista carismático e lutador contra a corrupção, em São Petersburgo.


As integrantes da Pussy Riot Nadezhda Tolokonnikova, Maria Alyokhina e Yekaterina Samutsevich durante audiência nesta sexta-feira (17) em Moscou (Foto: Reuters)

Notician retirada do globo

Nenhum comentário: