quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Torneios Validos para norma de MI - Relembrando




Bem, como tenho recebido costantes perguntas sobre torneios validos para norma de MI, (as ultimas foram do Molina) , achei que vale a pena um repeteco .




Materia original








Explicações:




Vamos levar em consideração um torneio Shurig de 10 participantes valido para norma de MI.




As regras enumeradas abaixo são obrigatórias, tendo que constar no histórico individual do torneio de cada candidato.




1)No shurig não pode ter jogador sem rating FIDE, no suíço pode ter um que contará como 2100.


2) É obrigatório 3 MIS ou 2 GMs.


3) no mínimo 40 % de estrangeiros , em 10 participantes, 4 estrangeiros ( se o torneio fosse de 12 participantes, 40% seria 4,8 logo precisaria de 5 estrangeiros)


4) 5 titulados, esse é item causa um erro comum, pois não é 5 titulados no torneio e sim o candidato jogar contra 5 titulados, em nosso torneio se colocarmos pretendemos colocar 3 MIS e somos obrigados a ter mais 2 MFs e para os MFs poderem concorrer a norma temos que ter 3 MFS pois assim o candidato a norma que é Mestre FIDE jogaria contra 5 titulados.


5)É obrigatório o torneio ter atletas de 3 países diferentes.
Esses 5 itens são obrigatórios, a FIDE no FIDE Handbook apresenta uma tabela com a media de rating e a pontuação necessária para conseguir a norma.É importante saber que para o torneio valer para norma de MI a media de rating dos adversários do candidato tem que ser maior que 2231.então num torneio de 10 participantes que teremos 9 rodadas dependendo da media de cada candidato ele necessitara de uma especifica pontuação, existe 8 categorias de torneio diferente com 9 rodadas.


1º )Candidato que tenha a media de rating de seus adversários de 2231 a 2284 para conseguir a norma terá que fazer 7 pontos.


2 º ) Candidato que tenha a media de rating de seus adversários de2285 a 2325 para conseguir a norma terá que fazer 6,5 pontos.


3 º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários de2326 a 2370 para conseguir a norma terá que fazer 6 pontos.


4 º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários de2371 a 2407 para conseguir a norma terá que fazer 5,5 pontos.


5 º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários de2408 a 2450 para conseguir a norma terá que fazer 5 pontos.


6º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários de2451 a 2493 para conseguir a norma terá que fazer 4,5 pontos.


7 º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários de2494 a 2530 para conseguir a norma terá que fazer 4 pontos.8 º ) Candidato que tenham a media de rating de seus adversários maior ou igual a 2531 para conseguir a norma terá que fazer 3.5 pontos.É fácil verificar que um ponto de diferença na media pode mudar de categoria e significar meio ponto a mais ou a menos pra a obtenção da norma.Para finalizar relembramos que o Histórico individual do torneio de cada candidato para ter sua norma valida tem que cumprir as especificações numeradas de 1 a 5 e dependendo da media de rating de seus adversários será calculado qtos pontos precisa para a norma e ele tem que fazer esses pontos.Espero ter conseguido ajudar aos organizadores que querem realizar torneios de norma, e tirado duvidas de atletas, sempre importante lembrar que nunca soube de um arbitro de xadrez do Brasil, não importando seu status que tenha recusado a tirar a duvida de alguém, por isso antes de fazer seu torneio pergunte a quem possa saber que ele terá prazer em tirar suas duvidas e evitar algum desastre em seu torneio.




Bem vou colocar dois comentarios a postagem original, o do Ovelha e do Einhor




Ovelha disse... "
Fantástico Edu! Acho que todos os árbitros e organizadores de torneios válidos para norma deveriam LER e RELER esse tópico antes de se aventurarem a fazer um torneio desse tipo. Já vi vários árbitros experientes cometerem os erros que você citou. Eu mesmo fui vítima de um torneio em 2004 onde todos poderiam fazer norma de MI, menos eu (rsss)!!! Para minha desgraça ( ou sorte) eu fui o único a fazer a "norma" e só fui saber que ela não valia dois anos depois através da negativa da FIDE. Resultado? Dois anos de atraso e muito dinheiro "investido" ( pra não dizer perdido)para obter o título. É duro lutar por uma coisa que você acha que já conquistou. Muitos MIs como o Limp, Disconzi e Tsuboi também já sofreram com erros desse tipo e com isso tiveram que fazer mais de 3 normas para a obtenção do título. Parbéns pela iniciativa de elucidar as complexas leis da FIDE! Abraços!MARCUS VINICIUS MOREIRA SANTOS ( Também conhecido como Ovelha)."




Marcelo disse...
Muito bom o post... Acrescentaria algumas obs.Na regra 1, o rated abaixo de 2100 conta como tal para média. Para GM (que tambem vale IM) 2250. A ideia é a mesma, tambem sao necessarios bandeiras e GMs tituados. O Campeonato nacional adulto pode valer norma sem as bandeiras (foi o caso do ultimo Brasileiro com o Diamant), atingindo os demais requisitos. E por ex,no caso, como eram 11 rodadas, a norma é feita a partir de 9 partidas (Se é conseguida em 9 mas nao em 11 por ex é valida). É Necessario um mínimo de 27 partidas.




O poste do Einhorn apresenta exclarecimentos.




AN Eduardo Arruda










medias de rating para norma. ( tabela clique aqui)

Nenhum comentário: