quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Teste anti-doping para enxadristas,


Parece brincadeira mais é sério.

Hoje conversando com o nosso AI Antônio Bento descobri esse fato e ele me contou que os atletas que ele escolheu no mundial não ficaram muito satisfeitos.

No Mundial fizeram o teste:

Anand, Viswanathan, Kramnik, Vladimir , Gelfand, Boris e Leko, Peter, o primeiro foi sorteado e os outros escolhidos.

O GM indiano Anand, segundo o xadrez vigoroso, que cita Robert Huntington, da Associated Press, pronunciou-se nestes termos sobre o doping

“A conferência de imprensa após a partida atrasou-se mais de meia hora devido aos testes anti-doping obrigatórios. Questionado sobre estes, Anand considerou-os «completamente desnecessários» e apontou os computadores como a principal forma de fazer batota no xadrez. «Os testes anti-doping foram pensados para outros desporto», sustentou Anand”.

Os testes antidoping chegaram ao xadrez. Betabloqueantes, moléculas, hormônios, esteróides, tranqüilizantes, antidepressivos são apenas algumas das substâncias que os médicos das agências antidopagem procuram na urina e ou no sangue dos jogadores de xadrez, os testes anti-doping já foram usados no ultimo campeonato Mundial e na Olimpíada, Os testes no xadrez, são obrigatórios agora em razão do xadrez ser oficialmente esporte olímpico.

Na Olimpiada de Dresdem o GM Ivanchuk recusou-se a fazer o teste e sua equipe pode perder todos os seus pontos e ainda ele, levar uma suspensão que pode chegar a dois anos.

Drogas que podem ter efeito no xadrez:

O The Washington Times tem um extenso artigo sobre cognitivo acessório, o que poderá em breve tornar-se mais um problema em esportes como os esteróides.

O problema é que existem uma série de substâncias que poderiam ter um efeito sobre jogadores de xadrez, e isso pode realmente ser justificação para controlar os seus possíveis abusos. Entre outras, as seguintes evoluções são discutidas no âmbito do artigo:

Há alguns anos, cientistas descobriram que camundongos dando cópias extra de um gene ligado à memória e aprendizado melhorou seu desempenho em ambos os campos.

A droga modafinil, usado para tratar o distúrbio do sono, narcolepsia, pode aumentar a memória e controle motor em pessoas saudáveis.

Donepzil, um medicamento contra a doença de Alzheimer, tem sido demonstrado que o aumento da concentração e atenção dos pilotos em simulador de voo.

Na Universidade Johns Hopkins cientistas estão trabalhando em novas medicações que aumente a aprendizagem e melhora as memórias de curto prazo e as ajuda a tornar-se permanente. Eles são destinados ao tratamento de distúrbios neurológicos, mas poderiam ser usados para aumentar estas faculdades em pessoas saudáveis.


O beta-bloqueador Propranolol é conhecido a melhorar memórias traumáticas. Ela poderia ser utilizada para ajudar a jogadores que esquecem uma linha de abertura.

Como grave é o perigo do uso desses potenciadores cognitivo? Bastante sério, diz o Washington Times. Drogas como, por exemplo,o Donepzil podem desencadear tonturas, vómitos e desmaios. As Drogas que ajudam o indivíduo a ficar acordado e alerta, aumentam o risco de lesões serias.

Não tomem essas porcarias.

2 comentários:

Celso Renato disse...

Parabens Mestre pelo post sobre doping tambem para enxadristas, e em função de o Xadrez ser considerado esporte olimpico, realmente não tinha conhecimento do assunto, mas agora estou esclarecido, muito bom!!!
Valeu!

João disse...

Parabéns pelo blog, acho que esta historia de doping ainda vai dar muito o que falar.