segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Comentarios apos a segunda rodada da 82º Final do brasileiro.



Fantástica a cobertura da CBX, a organização esta de parabéns.

Na segunda rodada da Final do brasileiro as surpresas já acontecem e o MI Eduardo Limp, FM Ernani Choma e o estreante Rafael Souza lideram a 82ª final do Brasileiro e hj tivemos algumas partidas interessantes e escolhi por indicação do amigo Eduardo Lisboa Torres, tentar analisar a partida FM Renam Reis X MI Yago Santiago, mais vou antes falar um pouquinho de cada partida.

FM Luismar Brito 0 x 1 Ernani Choma

Luismar jogou 1-e4 e fizeram um duelo teórico na Sveshnikov ate o lance 19. Qdo Cloma fez a novidade 19...Rh8 antes tinham jogado 19...Bh6 a resposta de luizmar 20.h4 daria  logo vantagem as negras, com 20...Bh6! mais negras  não aproveitou e Brancas com 21 Cxe7 poderiam ter igualado, 21 gxf5 ? ai negras ficaram melhores e após algumas imprecisões , consolidou a vantagem e venceu.

FM Ricardo Teixeira 0 x 1 Rafael Souza

Outro duelo teórico onde fizeram 15 lances de teoria, Teixeira manteve a vantagem das brancas por muitos lances e apesar da derrota absurda pelo tempo em posição empatada, jogou uma excelente partida ,obtendo grande vantagem no lance 29.Td5 e logo ganhou um peão , deixando passar a sequencia  ver diagrama:
 
33 Txa6 Dxb2 e 34 Dxb5 que lhe traria a vantagem de dois peões , preferiu trocar as damas e entrou num final de peão a mais difícil de vencer.

E acabou perdendo pelo tempo, com peão a mais, resultado não justo em razão da boa partida que jogou. ver diagrama
 
68 ...Kg6 e brancas perdem pelo tempo.
Me informaram que ambos estavam a algum tempo fazendo lances com um minuto no relógio cada.
 
MI Evandro Barbosa 1/2 X 1/2 GM Rafael Leitão

Outro duelo teórico dessa vez na Naydorf a qual leitão é um especialista, negras igualaram com facilidade e foram 17 lances de teoria, 17 ...Cb6 foi a novidade antes tinha-se jogado 17...Cxb2, a partida seguiu igualada ate o lance 21 Td5 onde empataram ver diagrama.



As engines falam que a posição esta igualada mais 21.Cxb2 ganha um peão e na minha opinião deveria ter sido tentado pois na pratica existe chance de vitória. 22.Bb3 Cc4, 23 . a5 Be7 essa seria a melhor sequencia das brancas e peão a mais cheio de peças tem chance de vitória. Pois brancas poderiam errar .Embora a posição é muito difícil de vencer, em razão dos bispos de corres opostas e do peão atrasado em d6, Leitão deve ter calculado que após trocar os cavalos e brancas colocando o B em d5 seria pouco provável vencer e resolveu aceitar o empate para descansar.
MI Marcus Santos1/2 X 1/2 GM Kricor  Mekhitarian
Mais um duelo teórico.
MI Santos saiu da teoria  com 11.Bb2 posição que já estava igualada.
O GM Kricor comentou muito bem sua partida em seu  facebook
"...Hoje foi uma Nimzoíndia, fiquei satisfeito com o resultado da abertura. Acho que consegui igualar depois de 14...Cxc5, e pensei bastante no próximo lance, senti que podia ter uma vantagem bem pequena por causa da melhor colocação das minhas peças. Minha ideia inicial era 16...a6 pra fazer o cavalo dele ir para d4, mas daí percebi que a sequência com 17.Bxf6 axb5 18.Bxb5 gxf6 19.Bxe8 Txe8 20.Ch5 Ce4 21.Tab1! era bastante venenosa (Dg4+ no próximo). O computador diz igualdade, mas na hora eu tinha medo. Acabei jogando mais passivo, e não vi 19.Cd4! - por sorte ainda tenho 19...Cc5, pra entrar num final com peão a menos com chances. Algumas imprecisões das brancas permitiram que eu recuperasse o peão liquidando para um final empatado...."

MI Eduardo Limp 1 X 0 MI Máximo Macedo
Limp que é o único que não prepara pra os adversários jogou mais uma vez seu esqueminha com
4 c3, eu falo com o mestre que fica fácil preparar pra ele mais  não acredita em mim.
A vantagem é que no lance 6 a partida já tinha saído da teoria, obviamente negras igualaram fácil.
A partida seguiu em igualdade alternando pequena vantagem ora para as negras ora para as brancas ate o lance 37 Tc2 onde negras ficaram com clara vantagem ver diagrama.
 
Não jogaram 37...Bb5 ou 37..f6+ que mantinha a vantagem e a partida voltou ao que estava antes.
Negras voltou a ter clara vantagem após o lance 43...Ta5 , diagrama

Macedo vai melhorando a posição e após 49. Bg4 ver diagrama

 
 49...hxg5 negras tem vantagem decisiva, eu assistia a partida ao vivo e não sabia como Limp iria salvar pois parecia fácil e sem defesa jogar para ganhar o bispo de h5 que estava cravado.
50 Bxh5 e ai 50...Ba4 52 Tc1 Bc2 e ganha pois ou ganha peça ou a qualidade. pra delírio da torcida máximo jogou  50... Th3 e vimos que 51. Ta3 igualava , mais ai a sorte do Limp veio e 51..Rf5 ??
52 e4+  e Limp vence.
 


 
Resultados e próximos confrontos.

 
 
 Partidas ao vivo:   clique aqui

Emparceiramento e detalhes no chess results: clique aqui


Link da transmissão com comentários na final do Campeonato Brasileiro
1- Www.playchess.com
2- baixe o software gratuito playchess
3- entre como guest ou se já tem conta no playchess ideários nick e vá para sala de broadcast
 
Partidas do 82 Campeonato Brasileiro








Nenhum comentário: