terça-feira, 19 de maio de 2015

Mudança nas interpretações a regra da FIDE - Rei nu pode vencer


 
 
Agora Rei nu pode vencer.

A FIDE agora considera perda de ponto se o jogador portar o celular e ele tocar mesmo que o adversário não  tenha material para dar mate, o resultados será 1-0 para o jogador que tiver o Rei sozinho caso o celular do  adversário toque (em alguns torneios basta ao arbitro perceber que ele porta).

A explicação da FIDE segundo o AI Antonio Bento é simples, pois ele perde o ponto por suspeita de se beneficiar com algum programa, a FIDE retirou da regra o texto que dizia que se tocasse o celular e o jogador não tivesse material para dar mate seria empate.

Em breve a CBX ira publicar um comunicado sobre o fato, sendo certo que o Bento para tirar qual quer duvida fez consulta a comissão de regras da FIDE.
 
É bom lembrar que a partida vale rating mesmo que tenha poucos lances.
ex: 1.d4 d5 e tocando o celular de qq um dos jogadores a partida esta perdida e vale rating, já tirei o ponto do MI Eduardo Limp com apenas 4 lances num torneio que valia norma de GM.
FA Eduardo Arruda

Comentário do IA antonio Bento

Boa noite Arruda

Fale com o pessoal que devido a supressão do parágrafo que fazia a ressalva caso o adversário não tivesse material suficiente para dar mate ... a partida seria empate ...
Portanto, se o celular tocar o jogador perderá a partida mesmo que o adversário não tenha material para dar mate. 
O site do Chess Café não está mais divulgando as colunas do Geurt Gijssen
Mas há uma coluna que traduziu os comentário do Geurt Gijssen que era o presidente da comissão de regras da FIDE por ocasião do Congresso de Tallinn
Portanto, não é a VPT que afirma isso. Eu apenas sigo a orientação da FIDE. 

O artigo 11.3: b) Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo. Se for evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para o ambiente de jogo, deverá perder a partida. O oponente deverá vencer. As regras de competição podem especificar penalidade diferente, menos severa. O árbitro pode solicitar ao jogador que permita a revista de suas roupas, bolsas ou outros itens pessoais a serem inspecionados, em revista privada. O árbitro ou pessoa - do mesmo gênero do jogador - autorizada pelo árbitro, deverá revistar o jogador. O jogador que se  recusar a cooperar com estas obrigações, o árbitro poderá tomar medidas de acordo com o disposto no Artigo 12.9.

Primeiro parágrafo
É claro que as regras previstas no presente artigo são mais rigorosas. Tudo começou há alguns anos atrás quando um celular tocou e resultou em uma derrota para o jogador, que era o proprietário de tal dispositivo. A situação de primeiro de julho de 2014 é que ele é proibido de trazê-lo para o local de jogo e não apenas celulares são proibidos, mas todos os meios de comunicação eletrônica.
Estas medidas são necessárias por causa do avanço da tecnologia, especialmente no xadrez profissional.
Outra mudança neste ponto é que um jogador faltoso deve perder o jogo, mesmo nos casos em que o adversário tenha um rei nu e, portanto, não pode vencer a partida por qualquer série de lances legais. A razão para esta mudança é óbvia: como podemos ter certeza de que o jogador não usou o seu celular antes de ser descoberto?

A publicação do artigo  acima criou polemicas no facebook trazidas a tona pelo FA Marcelo Einhorn em razão delas o AI Bento tenta mais uma vez esclarecer de forma mais clara.


" Foi muito oportuno divulgar no blog a questão Celular & Cheating. Seu blog é acompanhado pela galera aí do Rio ...
Marcelo está interpretando errado a situação em que o jogador é flagrado com celular ligado.
Ele quer aplicar o 6.9 em todos os casos (queda de seta,  sequência de lance ilegais, toque de celular & cheating.
Vou explicar novamente para ele que cada ocorrência deve ser encarada como ocorrência diferente:
1) queda de seta, aplica-se o disposto no artigo 6.9 (jogador perde se o adversário tiver material para dar mate.) Caso contrário, a partida está empatada.
2) ocorrência de mais de um lance ilegal durante a partida (consta o mesmo parágrafo que está no final do art. 6.9. Então a decisão do árbitro é a mesma.
3) celular & cheating, se o jogador for flagrado perde a partida mesmo que o adversário tenha rei nu. Porque? Porque não consta o mesmo parágrafo que está no final do art. 6.9.
Simples, né?
abraço
Bento"
 

Nenhum comentário: