domingo, 8 de julho de 2012

O Terror do Mate de Bispo e Cavalo;



Não só para o iniciante como para o jogador médio, dar mate apenas com um bispo e um cavalo em 50 lances muitas vezes é um terror. Até mesmo alguns mestres ficam meios receosos com tal final.

Tive espanto quando descobri, que os Campeões Estaduais  Absolutos de 1991, de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente o MI Alexandre Segal e Carlos Roberto Rosa, tendo pouco tempo no relógio temem essa posição e ainda o atual MI Toth ,( quando só tinha uns 2300 de rating) em um torneio com mais ou menos 5 minutos no relógio, empatou este final, não conseguindo dar o  mate.

Rosa enfrentando José Soares Másculo, na Copa Bhrama em Curitiba e jogava um final de Bispo e Cavalo contra Torre, tendo ainda Peões, Rosa podia escolher dois planos, o 1º levaria a um final de Bispo e Cavalo e Rei  contra Rei,  e o segundo, não ganharia a Torre e manteria os peões , jogando um final de peões e duas peças contra peões e torre, Rosa optou pela segunda opção e Másculo jogando corretamente, empatou. Rosa depois da partida, me contou que vira o 1º plano, mas ficou receoso em entrar no final de Bispo e Cavalo por ter só 5 um pouco mais de 5 minutos no relógio.

Segal,  jogava a copa dos Campeões, em Goiânia quando, durante um dos intervalos,  surgiu o assunto do “terrível final” e Segal apostou que daria o facilmente em um minuto, não conseguindo e perdendo a aposta, embora tive noticias que anos depois ele conseguia dar este mate em menos de um minuto com facilidade.


            Muitos jogadores acham que dar tal mate é uma tarefa difícil, um verdadeiro terror, pois alem de empatar uma partida totalmente ganha, não escapa das gozações.

            Não a razão para ter medo, pois o referido mate é bem simples, basta apreende-lo eu apreendi com o Mestre A.P. Santos e nunca esqueci.

            Em 1923, o francês Deletand publicou o método do triangulo, que agora expomos com auxilio do diagrama a baixo:






            È importante saber que só é possível dar o mate nos ângulos do tabuleiro de cor idêntica as casas por onde se desloca o Bispo, por tanto no nosso caso, o mate só pode ser dado quando o Rei inimigo estiver ocupando as casas  h1 ou a8 .

            No diagrama exposto percebemos que o Rei negro esta fechado num triângulo de verticesb1, h1 e h7 do qual não pode sair. E este é o segredo, procurar sempre chegar a esta posição, daí em diante os lances vão ser como musica. Vocês perceberam que desenhei três linhas fazendo triângulos?

Para dar o mate, o jogador das brancas, tem que  obrigar  o Rei negro a  entra no triângulo menor de hipotenusa d1-h5 de forma que não possa atravessar essa diagonal, podemos consegui-lo por exemplo colocando o bispo em g4 e o Cavalo em e4, conseguindo isso, obriga-se o rei negro a entrar no Triângulo menor e então, dar o mate não é difícil.

            Voltando a nosso exemplo vejamos como dar o mate.



1.     Bc2 Re3   2. Rc1 Re2   3. Bg6 Re3   4. Rd1 Rf2   5. Rd2 Rf3   6. Rd3 Rg4   7. Re3 Rh4   8. Rf4 Rh3   9. Bh5  Diagrama




O Rei negro encontra-se fechado no triângulo médio e é suficiente para deslocar o Cavalo para a casa e4  e o Rei negro não mais poderá ir para as casas d2 e f2 através das quais poderia fugir.

9... Rg2 10. Re3 Rg3 11. Be2 ( lance de espera) 11.... Rh4 ( se 11....Rg2, seguiria 12.Cg5 e 13. Ce4  )12. Rf4 Rh3 13. Cg5 Rg2 14. Ce4 Rh3 15. Rg5 Rg2 16. Rg4 Rh2 17. Bf1



O Rei Negro está agora encurralado no menor dos  triângulos e só tem três casas para ir. 

17... Rg1 18. Bh3 Rh2 19. Cc3 Rg1 20. Rg3 ( agora o Rei negro só pode deslocar-se pelas casas g1 e h1 a operação final para dar o mate é mais fácil) 20...... Rh1 21. Bg2 Rg1 22. Ce2 mate.

     Este sistema é fácil de  recordar , lembrando sempre dos triângulos, o Bispo ocupa a grande diagonal e o Cavalo e o Rei  controlam as casas de cor contraria ao Bispo, é fácil perceber que em qualquer lugar que esteja o Rei do lado mais fraco, não é difícil fecha-lo no maior dos triângulos.

     Estando o Rei do lado mais fraco no canto de cor oposta do Bispo (canto errado), embora não seja possível forçar o mate neste canto, ele não pode se manter lá por muito tempo, pois levaria mate no canto errado mesmo, e saindo deste canto é fácil entra no esquema que tentei explicar.

Em qualquer posição,  desde que o Rei negro não esteja capturando umas das peças, e nem afogado, conhecendo este esquema é possível dar o mate em 30 lances, e um ou outro erro, não chegara a 40 lances, mais não conhecendo este esquema, pode ser que passe dos 50 lances e ocorra o empate.


Nenhum comentário: